sábado, 6 de outubro de 2012

SOPA: força tarefa para combater a pirataria online



SOPA - Stop Online Piracy Act (lei de combate à pirataria online) é um projeto de lei da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, que foi apresentado dia 26 de outubro de 2011 por um grupo bipartidário de legisladores formado por Lamar S. Smith, John Conyers, Bob Googlatte e Howard Berman, na qual amplia os meios legais para que os detentores de direitos autorais possam combater o tráfico da pirataria online.  Podemos dizer que a SOPA é como se fosse uma ditadura online. Vários sites protestaram contra essa ação como por exemplo o site do Youtube.
Site do Wikipédia de quando ocorreu o black out




A Wikipédia fez um black out durante 24 horas, paralisando seus serviços em protestos, Anonymous, Facebook e Google entraram na lista dos que combatem o projeto de lei.

O projeto teve o apoio de   emissoras de TV, gravadoras de músicas,estúdios de cinema e editoras de livros, que se sentem lesadas com a livre distribuição de filmes e músicas na web, principalmente em servidores internacionais como Disney, Universal, Paramount, Sony e Warner Bros.


Na verdade há duas concepções diferentes sendo discutidas, de um lado está o modelo tradicional aonde prioriza a propriedade, do outro lado está o livre fluxo desses conteúdos, pois alegam que promover esses produtos diversifica e amplia seu campo de “venda” e com esse projeto sendo aceito pode ocorrer o retardamento da evolução das informações na internet, que é o maior veiculo atualmente. 

  Os protestos surgiram resultados, e o congresso americano adiou a votação sobre o projeto por um período indefinido, porém os parlamentares deixaram claro que não tencionam renunciar o projeto, em resposta à greve pelas grandes empresas da Internet o Departamento de Justiça dos EUA fechou o site megaupload.com - uma das cinco maiores sites para o compartilhamento de arquivos na web.


A grande questão é dar ou não liberdade aos conteúdos da internet? Este ato pode ser considerado pirataria ou não? Há dois lados nessa “batalha”, escolha o seu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário